por Maurício Owada

O Ministério da Cultura escolheu nesta quinta-feira (10), o filme que representará o Brasil no Oscar, pela disputa do prêmio de melhor filme estrangeiro: Que Horas Ela Volta?

Com o sucesso de crítica e público, levando o prêmio de melhor filme do público no Festival de Berlim e os prêmios de melhor atuação dramática em Sundance, para Regina Casé e Camila Márdila, que interpretam a babá Val e sua filha Jéssica, respectivamente.

Anna Muylaert é a primeira mulher a representar o Brasil no Oscar em 30 anos, tendo sido, pela última vez, a diretora Suzana Amaral, por seu filme ‘A Hora da Estrela’, em 1986.

O Brasil já foi representado no Oscar por filmes como O Pagador de Promessas (de Anselmo Duarte e ganhador da Palma de Ouro), em 1963, assim como O Quatrilho (em 1996), O Que é Isso, Companheiro? (em 1998), sendo Central do Brasil, o último a competir, em 1999. Além de Cidade de Deus, que não conseguiu vaga na categoria, mas teve sua indicação certa nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor montagem.

A seleção final da Academia na categoria ocorrerá no dia 14 de Janeiro de 2016. O 88º Oscar acontecerá no dia 28 de Fevereiro.

Anúncios